Texto de Manuel Rosa
CABO VERDE PERDEU NUM MAU “NEGÓCIO”!! HÁ NOVE ANOS QUE TUDO PERDEMOS!!
Sempre que tenho algum tempo dou uma vista de olhos na valorização permanente e consistente do preço da onça de ouro. Estamos na quinta semana consecutiva de subida do preço da onça de ouro. Atingiram-se números máximos históricos.
Esta valorização recente é refletida pela decisão do Banco Central dos EUA (Federal Reserve) de reduzir as taxas de juros, conjugada com as actuais crises e tensões geopolíticas e uma dinâmica procura desse valioso metal pelos Bancos Centrais.
As previsões que estimavam que ela atingiria 3.500 USD/onça até ao final deste ano foram recentemente projectadas para 3.800 USD/onça e com tendência para subir.
Todo o mundo procura comprar ouro. Poucos vendem. Mas o BCV esteve, desastradamente, nos poucos que venderam.
Nunca saberemos da razão intempestiva do Olavo, Ulisses e o Oscar Santos terem vendido a metade das nossas reservas de ouro.
Em Agosto de 2020 o preço da onça de ouro era de 2.075 USD/onça! Veja-se onde hoje chegou o preço do ouro!!!
Nunca este trio explicou das razões porque vendeu metade das nossas reservas, quem foi o intermediário da venda (sempre há um conveniente intermediário), quem acabou por comprar, em que ano o valor da venda entrou no Orçamento e para que serviu.
Um país desgovernado!! Não se prestam contas e tudo vira intransparente. Ao cidadão não se devem explicações. Há “Cláusulas confidenciais”, sempre!!!
Onde mesmo iremos parar???