Connect with us

Nos Gente

Google Doodle homenageia Cesária Évora

Homenagen di Google pa aniversariu de 78 anus di Cesária Évora.

Publicado

em

Homenagens ka ta falta na Google Doodle, seja pa datas komemorativas, personalidadis ou eventus.

Provavelmenti dja bu digita “Google” na bu navegador di pesquisa web ta spera que pagina inicial di buskador abri, e en ves dissu bu depara ku algu inesperadu sima um ilustrason, um GIF ou ate un joguinhu, e bu fika sen entendi. Mas relaxa, isso ê Google Doodles!

Doodles ê kes versoes diferentis di marka Google e ê utilizadus especialmenti na feriadus, eventus importantis i aniversarius di pessoas famosas sima artistas, eskritoris, sientistas, etc. En otu palavras, Doodles ê forma de Google presta se homenagem i posiciona dianti di algun akontecimentu markanti.

Só pa questao di informason, primeru Doodle surgi na anu di 1998, en homenagen a festival Burning Man.

E hôji, 27 di Agostu, Google.cv sta homenageia Cesária Évora pa se aniversariu di 78 anus. E keli ê ilustrason que Google sta exibi na página inicial di se buskador em homenagen a ês grandi artista Kabuverdiana:

Nu ka ten informasons certu, mas possivelmenti ês homenagen só ta parci pa kenha q sta navega na Internet na Cabo Verdi, por kausa di dominio Google.cv. Si bu sta konsigui odjal tambe na país undi bu sta, komenta i dixanu sabe.

Cesária ka sta maz entri nos fisikamenti, mas si legadu na música kabuverdiana ka ta deixanu squeci del nunka.

Cesária nasci na dia 27 di Agostu di 1941, na cidadi di Mindelo. Filha di Justino da Cruz, tokador di cavaquinhu i violao, i di Dª Joana. Ses fidjus, Fernanda Évora i Eduardo Évora. Gênerus di músika que el ta kantaba ê Morna i Coladeira. El morri dia 17 di Dizembru de 2011, na São Vicenti, si terra natal.

Cesária ê konsiderada “embaixadora da morna”, ku 24 diskus, entri originais, au vivu i parceria ku otus artistas di txeu países. Alguns di ses albuns gravadus: Miss Perfumado, Café Atlantico, La Diva Aux Pieds Nus, Mãe Carinhosa, Cabo Verde, …

Alguns di ses musikas: Sodade (di albun Perfumado, de 1992), Besame Mucho (di albun Great Expectations: The Albun, de 1998), Petit Pays (di Albun Cesária, de 1995).

I pa nu relembra, obi musika Sodade de Cesária Évora, a “Diva dos Pés Descalsos”:

Quem mostra’ bo, ess caminho longe, quem mostra’ bo, ess caminho longe, ess caminho, pa São Tomé (…) sodade sodade, sodade dess nha terra São Nicolau (…)

Portal de Informações e Notícias sobre Cabo Verde. Fique de olho em tudo o que acontece no arquipélago.

Continue Lendo
Clique para Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News

Portugal: Cabo-verdiano é assassinado a tiros dentro de carro em Queluz

Publicado

em

Um homem cabo-verdiano, identificado como Flávio Alexandre Dias Monteiro, de 32 anos, foi morto a tiros na noite de segunda-feira, 2 de fevereiro, em Queluz, no concelho de Sintra (Portugal). O crime ocorreu por volta das 21h30, quando a vítima estava dentro de um Porsche Panamera estacionado na via pública.

De acordo com a Polícia de Segurança Pública (PSP), Flávio Monteiro foi atingido por vários disparos enquanto estava ao volante. Quando os agentes e os bombeiros chegaram ao local, o homem já estava sem vida. O automóvel apresentava vidros partidos e o corpo tinha múltiplos ferimentos, principalmente no rosto.

Testemunhas relataram ter ouvido rajadas de tiros, levantando a suspeita de que tenha sido usada uma arma automática de calibre de guerra. No local, as autoridades recolheram invólucros de munições que reforçam essa hipótese.

A Polícia Judiciária foi chamada para investigar o caso e recolheu vestígios que possam esclarecer as circunstâncias do crime. As primeiras informações apontam para um possível ajuste de contas. A área onde o homicídio ocorreu, uma zona residencial, foi isolada pela PSP durante as investigações.

Continue Lendo

Nos Gente

França: detido padrasto suspeito de matar jovem cabo-verdiana Lizabete

Publicado

em

A polícia francesa deteve neste sábado, 24 de fevereiro, em Grasse, o principal suspeito do assassinato da jovem cabo-verdiana Lizabete, de 23 anos, morta a tiro na passada quarta-feira, 21, na cidade de Nice, enquanto conduzia o seu automóvel com a filha de sete meses no interior.

O detido, Octaviano M. V., um luso-cabo-verdiano de 45 anos, é apontado como padrasto da vítima e o autor dos disparos. Após uma intensa operação policial, foi preso por agentes da Polícia Judiciária de Nice, com o apoio das unidades de elite BRI e RAID, segundo confirmou o Ministério Público francês.

Apresentado a um juiz de instrução no domingo, 25, Octaviano foi colocado em prisão preventiva, proibido de contactar a ex-companheira, e manteve-se em silêncio durante a audiência, informou o procurador Damien Martinelli.

De acordo com os jornais Le Parisien e Le Figaro, o suspeito era conhecido por ser um homem violento, possessivo e ciumento, apesar de manter uma aparência “tranquila” em público como funcionário de ginásio. Ambos, ele e Lizabete, faziam parte da comunidade cabo-verdiana residente em Nice.

Dias antes do homicídio, Octaviano tinha sido detido por agressão agravada contra a sua ex-companheira, a 18 de janeiro, sendo libertado sob supervisão judicial. O Le Figaro revela ainda que, em 2014, o suspeito chegou a ser investigado por violação, processo que foi arquivado por falta de provas, e que também possui registos criminais em Portugal por furto qualificado nos anos 2000.

Além de Octaviano, duas outras pessoas foram igualmente detidas, suspeitas de o terem ajudado a fugir, uma delas por lhe dar abrigo durante os dias em que esteve em fuga.

O crime ocorreu perto de uma escola básica na zona oeste de Nice. O atirador, que seguia numa scooter, aproximou-se do carro de Lizabete e disparou dez vezes à queima-roupa, matando-a no local. A bebé Ayla, de apenas sete meses, sobreviveu sem ferimentos, segundo a imprensa francesa.

A procura pela verdade e justiça continua, com as autoridades francesas a conduzirem uma investigação por homicídio premeditado, num caso que tem chocado a comunidade cabo-verdiana em França e além-fronteiras.

Continue Lendo

Nos Gente

Portugal: distinção máxima a jovem investigadora cabo-verdiana

Publicado

em

A jovem cabo-verdiana Eliane Sanches, de 31 anos, obteve a classificação máxima com distinção e louvor por unanimidade na defesa da sua tese de doutoramento em Ciências da Saúde na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), no passado 12 de janeiro.

Natural da Cidade da Praia, Eliane destacou-se com a tese intitulada “Alterações retinais na perturbação de hiperatividade/défice de atenção: efeito terapêutico e uso indevido de metilfenidato (RetPHDA)”, considerada uma das mais inovadoras na área das neurociências. O estudo demonstrou que as alterações na retina refletem fenómenos semelhantes aos observados no cérebro, reforçando o conceito da retina como uma “janela para o cérebro”.

Durante o doutoramento, a investigadora desenvolveu investigação pré-clínica avançada, adquiriu experiência em biologia celular e molecular, e publicou artigos em revistas científicas internacionais. É licenciada em Ciências Biomédicas e mestre em Patologia Experimental pela Universidade de Londrina (Brasil).

Atualmente, integra o projeto europeu CHAngeing, na FMUC, onde atua na gestão e coordenação científica, continuando a sua trajetória de excelência na investigação em saúde.

Continue Lendo
Advertisement

Treding