Connect with us

Nos Gente

Un Homenagen a Artista João Domingos Lopes, Djou di Brava

Ele definiu EUA e a Brava assim: “Estados Unidos um pai generoso, Djabraba uma Mãe Boa Mãe“…

Publicado

em

Aos mortos, se-lhes atiram flores e aos vivos, pedradas se-lhes lançam….

A Ilha das flores, muito ressequida, por causa das secas, sobretudo na parte mais árida, no dia vinte e dois de Janeiro de 2019 quase que parou, para se despedir de uma humana, generosa, que um certo dia, de pai Foguense e de mae Bravense, nascera na Ilha Brava – Nª Sra de Monte.

Rasgados elogios se-lhe teceram, como sendo eximio tocador de varios instrumentos musicais, patriota e amigo, por excelência da Brava, político, perseverante, tendo levado meio seculo da sua vida a construir um iate, que, por razões não suficientemente esclarecidas, num dia, não muito feliz, acabara por sepultá-lo no mar profundo de Fajã de Agua.

Muitos anos passara também cruzando oceanos. Esse iate construido, com amor e desfeito com desgosto talvez, várias vidas salvara e várias oportunidades de ligações aéreas proporcionara aos emigrantes da Brava, a partir de São Filipe – barco salvador de vidas e de postos de trabalho.

Essa figura emblemática, que partilhara seus recursos, com seus vizinhos ousou também iniciar a edificação de uma moradia estilo castelo, incompleto, por imposição administrativa, segundo se diz.

Sepultado no cemitério construído quase no cume de um monte, o mais alto de todos os existentes em Cabo Verde, não suficientemente cuidado, evidencia o esforço necessário para a alma humana poder chegar aos Céus.

Numa das suas melodias, entoada com sua potente voz, deixara claro que depois de seu passamento, nem prantos, nem rezas, desejara. Contudo, houve prantos e preces.

Curiosamente, no mesmo dia, à noite, houve animação cultural no Centro Sete sóis, Sete luas, uma organização promotora de salvaguarda de culturas perifericas de alguns dos Países Europeus e que, desde ha algum tempo, tem estabelecido parcerias com algumas Instituições Caboverdianas, beneficiando de recursos financeiros consideráveis e de contrapartida importante das Câmaras Municipais, sobretudo espaços fisicos nobres, como por exemplo Brava, São Filipe…

Certamente ao recusar prantos e preces estava a querer músicas e vozes que não deixaram de evidenciar riqueza cultural dessa Ilha das flores. Esses bravos homens da cultura, por vezes, sem qualquer incentivo, quando entoam cantos, encantam as almas.

Homenagem mais nobre que se lhe deve prestar visa valorizar a alma cultural Bravense, a prática de solidariedade permanente para com os mais necessitados. Abraços solidários aos familiares….

Texto de Eugenio Veiga

Portal de Informações e Notícias sobre Cabo Verde. Fique de olho em tudo o que acontece no arquipélago.

Continue Lendo
Clique para Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News

Portugal: Cabo-verdiano é assassinado a tiros dentro de carro em Queluz

Publicado

em

Um homem cabo-verdiano, identificado como Flávio Alexandre Dias Monteiro, de 32 anos, foi morto a tiros na noite de segunda-feira, 2 de fevereiro, em Queluz, no concelho de Sintra (Portugal). O crime ocorreu por volta das 21h30, quando a vítima estava dentro de um Porsche Panamera estacionado na via pública.

De acordo com a Polícia de Segurança Pública (PSP), Flávio Monteiro foi atingido por vários disparos enquanto estava ao volante. Quando os agentes e os bombeiros chegaram ao local, o homem já estava sem vida. O automóvel apresentava vidros partidos e o corpo tinha múltiplos ferimentos, principalmente no rosto.

Testemunhas relataram ter ouvido rajadas de tiros, levantando a suspeita de que tenha sido usada uma arma automática de calibre de guerra. No local, as autoridades recolheram invólucros de munições que reforçam essa hipótese.

A Polícia Judiciária foi chamada para investigar o caso e recolheu vestígios que possam esclarecer as circunstâncias do crime. As primeiras informações apontam para um possível ajuste de contas. A área onde o homicídio ocorreu, uma zona residencial, foi isolada pela PSP durante as investigações.

Continue Lendo

Nos Gente

França: detido padrasto suspeito de matar jovem cabo-verdiana Lizabete

Publicado

em

A polícia francesa deteve neste sábado, 24 de fevereiro, em Grasse, o principal suspeito do assassinato da jovem cabo-verdiana Lizabete, de 23 anos, morta a tiro na passada quarta-feira, 21, na cidade de Nice, enquanto conduzia o seu automóvel com a filha de sete meses no interior.

O detido, Octaviano M. V., um luso-cabo-verdiano de 45 anos, é apontado como padrasto da vítima e o autor dos disparos. Após uma intensa operação policial, foi preso por agentes da Polícia Judiciária de Nice, com o apoio das unidades de elite BRI e RAID, segundo confirmou o Ministério Público francês.

Apresentado a um juiz de instrução no domingo, 25, Octaviano foi colocado em prisão preventiva, proibido de contactar a ex-companheira, e manteve-se em silêncio durante a audiência, informou o procurador Damien Martinelli.

De acordo com os jornais Le Parisien e Le Figaro, o suspeito era conhecido por ser um homem violento, possessivo e ciumento, apesar de manter uma aparência “tranquila” em público como funcionário de ginásio. Ambos, ele e Lizabete, faziam parte da comunidade cabo-verdiana residente em Nice.

Dias antes do homicídio, Octaviano tinha sido detido por agressão agravada contra a sua ex-companheira, a 18 de janeiro, sendo libertado sob supervisão judicial. O Le Figaro revela ainda que, em 2014, o suspeito chegou a ser investigado por violação, processo que foi arquivado por falta de provas, e que também possui registos criminais em Portugal por furto qualificado nos anos 2000.

Além de Octaviano, duas outras pessoas foram igualmente detidas, suspeitas de o terem ajudado a fugir, uma delas por lhe dar abrigo durante os dias em que esteve em fuga.

O crime ocorreu perto de uma escola básica na zona oeste de Nice. O atirador, que seguia numa scooter, aproximou-se do carro de Lizabete e disparou dez vezes à queima-roupa, matando-a no local. A bebé Ayla, de apenas sete meses, sobreviveu sem ferimentos, segundo a imprensa francesa.

A procura pela verdade e justiça continua, com as autoridades francesas a conduzirem uma investigação por homicídio premeditado, num caso que tem chocado a comunidade cabo-verdiana em França e além-fronteiras.

Continue Lendo

Nos Gente

Portugal: distinção máxima a jovem investigadora cabo-verdiana

Publicado

em

A jovem cabo-verdiana Eliane Sanches, de 31 anos, obteve a classificação máxima com distinção e louvor por unanimidade na defesa da sua tese de doutoramento em Ciências da Saúde na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), no passado 12 de janeiro.

Natural da Cidade da Praia, Eliane destacou-se com a tese intitulada “Alterações retinais na perturbação de hiperatividade/défice de atenção: efeito terapêutico e uso indevido de metilfenidato (RetPHDA)”, considerada uma das mais inovadoras na área das neurociências. O estudo demonstrou que as alterações na retina refletem fenómenos semelhantes aos observados no cérebro, reforçando o conceito da retina como uma “janela para o cérebro”.

Durante o doutoramento, a investigadora desenvolveu investigação pré-clínica avançada, adquiriu experiência em biologia celular e molecular, e publicou artigos em revistas científicas internacionais. É licenciada em Ciências Biomédicas e mestre em Patologia Experimental pela Universidade de Londrina (Brasil).

Atualmente, integra o projeto europeu CHAngeing, na FMUC, onde atua na gestão e coordenação científica, continuando a sua trajetória de excelência na investigação em saúde.

Continue Lendo
Advertisement

Treding