Connect with us

Nos Gente

A primeira gastrónoma cabo-verdiana lançou um livro aos 92 anos

Publicado

em

Maria de Lourdes Chantre, autora do primeiro livro sobre a Cozinha de Cabo Verde, continua a casar os alimentos com a arte e ainda se surpreende com a criatividade da gastronomia cabo-verdiana, em que a cachupa é rainha.

Filha de mãe portuguesa e pai cabo-verdiano, nasceu no Mindelo (ilha de São Vicente), onde casaria com Guilherme Chantre, o segundo director da Escola Industrial e Comercial do Mindelo, amigo de personalidades como os escritores Manuel Lopes, Jorge Barbosa e Baltazar Lopes, fundadores da Revista Claridade, a semente do movimento de emancipação cultural, social e política em Cabo Verde, anterior à independência.

O novo livro de gastronomia da autora pretende ser uma homenagem à mulher, nomeadamente às artistas cabo-verdianas, contando com ilustrações de pintoras e artesãs da terra da morabeza. “Eu acho que a mulher é pouco conhecida neste aspecto da arte, porque quando se fala em arte, só se fala nos grandes pintores”, disse. E recorda que, durante muitos anos, os grandes livros de cozinha eram escritos por homens ou, pelo menos, assinados por eles.

“Já li que as mulheres faziam os pratos. Depois, os homens vinham e eram eles os heróis que tinham feito as comidas. Todos os livros de cozinha, até uma determinada altura, foram de homens. Só quando apareceu O Livro de Pantagruel, da Bertha Rosa Limpo, [publicado originalmente em 1945, Editorial O Século], é que as mulheres começaram a apresentar livros de cozinha”, disse.

Portal de Informações e Notícias sobre Cabo Verde. Fique de olho em tudo o que acontece no arquipélago.

Continue Lendo
Clique para Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News

Portugal: Cabo-verdiano é assassinado a tiros dentro de carro em Queluz

Publicado

em

Um homem cabo-verdiano, identificado como Flávio Alexandre Dias Monteiro, de 32 anos, foi morto a tiros na noite de segunda-feira, 2 de fevereiro, em Queluz, no concelho de Sintra (Portugal). O crime ocorreu por volta das 21h30, quando a vítima estava dentro de um Porsche Panamera estacionado na via pública.

De acordo com a Polícia de Segurança Pública (PSP), Flávio Monteiro foi atingido por vários disparos enquanto estava ao volante. Quando os agentes e os bombeiros chegaram ao local, o homem já estava sem vida. O automóvel apresentava vidros partidos e o corpo tinha múltiplos ferimentos, principalmente no rosto.

Testemunhas relataram ter ouvido rajadas de tiros, levantando a suspeita de que tenha sido usada uma arma automática de calibre de guerra. No local, as autoridades recolheram invólucros de munições que reforçam essa hipótese.

A Polícia Judiciária foi chamada para investigar o caso e recolheu vestígios que possam esclarecer as circunstâncias do crime. As primeiras informações apontam para um possível ajuste de contas. A área onde o homicídio ocorreu, uma zona residencial, foi isolada pela PSP durante as investigações.

Continue Lendo

Nos Gente

França: detido padrasto suspeito de matar jovem cabo-verdiana Lizabete

Publicado

em

A polícia francesa deteve neste sábado, 24 de fevereiro, em Grasse, o principal suspeito do assassinato da jovem cabo-verdiana Lizabete, de 23 anos, morta a tiro na passada quarta-feira, 21, na cidade de Nice, enquanto conduzia o seu automóvel com a filha de sete meses no interior.

O detido, Octaviano M. V., um luso-cabo-verdiano de 45 anos, é apontado como padrasto da vítima e o autor dos disparos. Após uma intensa operação policial, foi preso por agentes da Polícia Judiciária de Nice, com o apoio das unidades de elite BRI e RAID, segundo confirmou o Ministério Público francês.

Apresentado a um juiz de instrução no domingo, 25, Octaviano foi colocado em prisão preventiva, proibido de contactar a ex-companheira, e manteve-se em silêncio durante a audiência, informou o procurador Damien Martinelli.

De acordo com os jornais Le Parisien e Le Figaro, o suspeito era conhecido por ser um homem violento, possessivo e ciumento, apesar de manter uma aparência “tranquila” em público como funcionário de ginásio. Ambos, ele e Lizabete, faziam parte da comunidade cabo-verdiana residente em Nice.

Dias antes do homicídio, Octaviano tinha sido detido por agressão agravada contra a sua ex-companheira, a 18 de janeiro, sendo libertado sob supervisão judicial. O Le Figaro revela ainda que, em 2014, o suspeito chegou a ser investigado por violação, processo que foi arquivado por falta de provas, e que também possui registos criminais em Portugal por furto qualificado nos anos 2000.

Além de Octaviano, duas outras pessoas foram igualmente detidas, suspeitas de o terem ajudado a fugir, uma delas por lhe dar abrigo durante os dias em que esteve em fuga.

O crime ocorreu perto de uma escola básica na zona oeste de Nice. O atirador, que seguia numa scooter, aproximou-se do carro de Lizabete e disparou dez vezes à queima-roupa, matando-a no local. A bebé Ayla, de apenas sete meses, sobreviveu sem ferimentos, segundo a imprensa francesa.

A procura pela verdade e justiça continua, com as autoridades francesas a conduzirem uma investigação por homicídio premeditado, num caso que tem chocado a comunidade cabo-verdiana em França e além-fronteiras.

Continue Lendo

Nos Gente

Portugal: distinção máxima a jovem investigadora cabo-verdiana

Publicado

em

A jovem cabo-verdiana Eliane Sanches, de 31 anos, obteve a classificação máxima com distinção e louvor por unanimidade na defesa da sua tese de doutoramento em Ciências da Saúde na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), no passado 12 de janeiro.

Natural da Cidade da Praia, Eliane destacou-se com a tese intitulada “Alterações retinais na perturbação de hiperatividade/défice de atenção: efeito terapêutico e uso indevido de metilfenidato (RetPHDA)”, considerada uma das mais inovadoras na área das neurociências. O estudo demonstrou que as alterações na retina refletem fenómenos semelhantes aos observados no cérebro, reforçando o conceito da retina como uma “janela para o cérebro”.

Durante o doutoramento, a investigadora desenvolveu investigação pré-clínica avançada, adquiriu experiência em biologia celular e molecular, e publicou artigos em revistas científicas internacionais. É licenciada em Ciências Biomédicas e mestre em Patologia Experimental pela Universidade de Londrina (Brasil).

Atualmente, integra o projeto europeu CHAngeing, na FMUC, onde atua na gestão e coordenação científica, continuando a sua trajetória de excelência na investigação em saúde.

Continue Lendo
Advertisement

Treding